Nossa Senhora da Boa Viagem é uma devoção mariana (hiperdulia) da Igreja Católica comum em Portugal e no Brasil, para onde foi levada homens do mar. Ermidas e capelas foram levantadas em honra de Nossa Senhora com este título. Algumas delas se transformaram em santuários que recebiam a visita de um grande número de devotos.
Os portugueses sempre foram devotos de Nossa Senhora da Boa Viagem, tanto que o mais antigo Santuário dedicado à Nossa Senhora da Boa Viagem fica localizado a duas léguas de Lisboa.
Na vila de Ericeira, Portugal, todos os anos, desde 1947, do dia 15 a 18 de agosto, a Senhora da Boa Viagem é homenageada com bailes, espetáculos, procissões e missa campal.
Tradicional festa de pescadores, conta com uma grande comissão organizadora onde todos os anos o mar e a praia são abençoados. Os navegadores costumavam levar uma imagem da santa em suas embarcações para que tivessem êxito nas suas empreitadas.
A devoção em Minas Gerais - Brasil
Foi oficializada pelo papa Pio XII como padroeira de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, a pedido do cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota.
No ano de 1706, Francisco Homem Del Rey e Luiz de Figueiredo Monterroyo chegava ao Brasil a procura das Minas de Ouro, mais especificamente a Mina de Cata Branca localizada proxima ao Pico do Itaubira do Rio de Janeiro.
Em 1709, chegaram a região da Mina de Cata Branca onde fundaram o povoado denominado Itaubira do Rio de Janeiro de Nossa Senhora da Boa Viagem e la construiram uma capela em Homenagem a Nossa Senhora da Boa Viagem, pois em sua Nal ja tinham trago de Portugal além do retabulo todo o material liturgico da futura Paroquia de Nossa Senhora da Boa Viagem de Itabirito.
Em 1742, A capela de Nossa Senhora da Boa Viagem foi elevada a Paroquia.
No fim do século XVIII, criou-se o pequeno povoado de Curral Del Rey, em Minas Gerais. Por aqueles tempos, ele contava com 30 a 40 casas cobertas de sapé e pindoba, entre as quais se ergueu uma capelinha tosca, de igual cobertura, situada à margem do córrego Acaba Mundo.
Ela tinha à sua frente um cruzeiro e ao lado um rancho de tropas. Essa capelinha ficou desde o início sob a invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem, santa de predileção dos bandeirantes e forasteiros, em virtude das condições de vida nômade que levavam. Essa capela foi destruída e em seu lugar, foi erguida a atual Catedral da Boa Viagem.
O nome da padroeira de Curral Del Rey, portanto, segundo a velha tradição, significava ser ela a protetora do local de onde a cada momento partiam, para destinos diversos, boiadeiros, mascates e forasteiros de toda sorte. Significava, enfim, os votos de "boa viagem" que faziam os da terra pelo bom êxito da jornada dos que partiam.
Todos os anos em Belo Horizonte é realizada a Procissão Luminosa que reúne milhares de fiéis. Partindo da Praça Rio Branco (Rodoviária) ela percorre a avenida Afonso Pena até a Catedral (rua Sergipe com Rua Alagoas), onde é celebrada a Missa solene.
Oração a Nossa Senhora da Boa Viagem
Virgem Santíssima, Senhora da Boa Viagem,
esperança infalível dos filhos da Santa Igreja,
sois guia e eficaz auxílio
dos que transpõem a vida
por entre os perigos do corpo e da alma.
Refugiando-nos sob o vosso olhar materno,
empreendemos nossas viagens
certos do êxito que obtivestes
quando vos encaminhastes
para visitar vossa prima Santa Isabel.
Em ascensão crescente na prática de todas as virtudes
transcorrestes a vossa vida,
até o ditoso momento de subirdes gloriosa para os céus;
nós vos suplicamos pois, ó Mãe querida:
velai por nós, indignos filhos vossos,
alcançando-nos a graça de seguir os vossos passos,
assistidos por Jesus e José,
na peregrinação desta vida
e na hora derradeira de nossa partida
para a eternidade.
Amen.
Fontes :
Nenhum comentário:
Postar um comentário